segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

SOBRE IDADE, BELEZA E PATRIARCADO


Me toca profundamente ver mulheres mentindo ou escondendo a idade, ou criando subterfúgios pra não deixar clara a idade que tem.

Isso acontece porque, dentro da patriarcado, a função social da mulher está ligada à exploração de suas capacidades reprodutivas. É em cima da exploração e da dominação do nosso potencial para gerar herdeiros para os patriarcas (meninos que mantenham o seu legado de dominação ou meninas que mantenham o legado da reprodução) que o patriarcado define o que é belo e erotiza mulheres. E, geralmente, sabemos que a capacidade reprodutiva feminina começa a decair (me ajudem com uma palavra melhor?) aproximadamente aos 30 anos. E, então, a partir dos 30 anos, a idade passa a ser um problema pra mulheres no patriarcado, justamente porque é quando o patriarcado nos indica que começamos a ficar inúteis dentro da sua lógica, logo, feias e não desejáveis.

Eu nunca escondo a minha idade. Eu nunca reproduzo discursos que desvalorizam mulheres mais velhas. Eu nunca tomo como elogio ou agradeço pessoas que dizem que eu pareço mais jovem.

Eu sou uma mulher de 39 anos e acho ok parecer-me com uma mulher de 39 anos.

Mulheres, orgulhem-se de suas vidas, de suas histórias e trajetórias, orgulhem-se dos anos de luta que carregam! <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você tem voz, mulher! Diga o que quiser!